A psicopedagogia é uma profissão que trabalha com vários fatores, desde o comportamento das pessoas até a maneira de tratar patologias psíquicas. Em suma o principal objetivo da psicopedagogia é o de melhorar o sistema educativo. Dessa maneira aportando ajustes nos métodos didáticos como os pedagogos que intervem no desenvolvimento da educação.
Arbitrariamente, a psicopedagogia veio para poder romper com as barreiras do conservadorismo, atualizando os métodos de ensino. Além do mais o psicopedagogo poderá identificar certas patologias em idades precoces. Em meados do século XX, a psicopedagogia se desenvolveu como matéria de estudo científico, com um enfoque interdisciplinar combinando os conhecimentos da pedagogia com a psicologia.
Psicopedagogia na solução de problemas da aprendizagem
Habitualmente as pessoas têm estilo de aprendizagem distintos. Em algumas dessas maneiras existem padrões que são observados e podem finalmente categorizar os métodos de aprendizagem de um grupo. Entretanto, o modelo de ensino tradicional estandardizado gera uma enorme quantidade de deficiências. Normalmente esse modelo não leva em consideração a individualidade e as características únicas de cada pessoa.
Seja pelo padrão de vida, pelas dificuldades patológicas ou qualquer outra situação. A vida de cada aluno é majoritariamente diferente. Desse modo a maneira que cada criança experimenta o mundo através de seus sentidos é totalmente distinta. Por essa razão o psicopedagogo é fundamental para corrigir as falhas do processo educacional a fim de incluir todas as pessoas, sejam elas de qualquer condição social, física e emocional.
Quais são as áreas de atuação de um psicopedagogo?
O mundo contemporâneo está em constante em desenvolvimento. A tecnologia é uma das principais responsáveis por esse crescimento acelerado. Portanto, é possível perceber as mudanças práticas no nosso dia a dia, na cultura e em todos os aspectos da vida humana. Isso não seria diferente quando entramos no âmbito da educação, onde as ideias estão sempre ganhando novos estudos e demonstrações científicas.
Em outras palavras a psicopedagogia surgiu com a intenção de sanar as falhas do sistema educacional atual. Desse modo a área de atuação de um psicopedagogo vai muito mais além das escolas. As áreas de trabalho mais comuns de um psicopedagogo, são: a atenção a diversidade que abarca o desenvolvimento, a adaptação e implementação de metodologias didáticas. Logo a orientação acadêmica e profissional é outro ramo do qual o psicopedagogo poderá atuar.
Funções de um psicopedagogo
Talvez as funções de um psicopedagogo podem ser confundidas pelas de um pedagogo. Porém as funções da psicopedagogia terá sobre encargo avaliar as necessidades de pessoas e grupos. Ele atuará estabelecendo os métodos, instrumentos e técnicas necessárias para dar continuidade ao processo educacional da maneira mais saudável possíveis.
Ou seja, é o psicopedagogo é quem vai marcar e assessorar os profissionais, professores e todo o corpo educacional de uma instituição. Do mesmo modo é importante levar em consideração que essa organização geral também necessitará de estratégias específicas para cada tipo de aluno. Portanto determinar as modificações nos padrões de educação, adaptar a instituição e os métodos de ensino é uma das áreas mais recorrentes do profissional dessa área.
Quando é necessário um psicopedagogo?
A resposta para essa pergunta é muito fácil de responder: sempre. Desse modo, quando o assunto tiver relação com educação um psicopedagogo é um dos profissionais mais qualificados para poder auxiliar um corpo discente. Por essa razão, esse profissional será extremamente necessário na hora de traçar estratégias para melhorar as técnicas de ensino.
Ademais de criar e facilitar o desenvolvimento das crianças no período educativo. Assim sendo o profissional psicopedagogo também será muito relevante em colégios que possuem crianças com algum tipo de deficiência física. Ele atuará num âmbito geral e pessoal, criando um sentimento de empatia positivo. Ou seja, sem esse profissional não teríamos como adaptar melhorias que ajudem no progresso dos alunos e aumentaríamos as dificuldades dos professores para poderem realizar as suas disciplinas. Muitas vezes, esse trabalho requer o auxílio de outros profissionais, criando redes nas quais as experiências são compartilhadas e valorizadas.