docente

A importância do professor para a sociedade

Provavelmente uma das vocações mais desvalorizadas do mercado de trabalho atualmente seja a do professor. Por esse motivo encontramos hoje em dia cada vez mais exemplos de jovens desestimulados e sem muitas perspectivas laborais. Ou seja, é através dos professores que incentivamos a curiosidade e a autodescoberta das futuras gerações.

Por esse motivo nesse artigo argumentaremos sobre a importância dos professores para a nossa sociedade e como a educação consiste no fundamento principal da nossa sociedade. Em outras palavras, os professores e mestres nas civilizações mais importantes do passado eram respeitados e valorizados justamente pela importância do seu trabalho. Como também na hora de disseminar o conhecimento e instigar em cada estudante essa curiosidade inata do homem pela natureza e pela vida em si.

Por que ser professor?

Porque me sinto participante direto da construção do novo mundo. Como também porque sempre chego em casa e sinto que aprendi muito mais do que ensinei. De acordo com as estatísticas no país existe uma grande porcentagem de docentes do ensino primário. Desse modo, atendendo a grande demanda de crianças no Brasil, eles instruem, educam, motivam e ajudam a crescer a cada novo indivíduo que se forma em nossa sociedade.

professor

Nesse sentido, ser professor consiste em aceitar o compromisso de lutar, desde o ensino básico, pelo progresso de uma sociedade mais justa. Dessa maneira a vocação serve como o ponto de início, embora não seja o único fator para escolher a profissão. Em outras palavras, muitos pesquisadores também são professores porque são expertos em suas áreas e lecionar constitui uma maneira indireta de continuar se aperfeiçoando.

O deficit na educação mundial: o mundo precisa de mais professores

Apesar da grande agenda e pauta do planejamento de desenvolvimento sustentável de muitos países, todos possuem um fator em comum. Ou seja, a importância da docência para atingir os objetivos da Agenda de Educação estipulada para 2030.

Em outras palavras, faltam professores a nível mundial segundo os últimos dados da UNESCO. Ou seja, para alcançar a universalização do ensino em 2030 seria necessário contratar aproximadamente e 69 milhões de novos docentes.

Nem tudo são flores na vida de um professor

De certa forma, a docência consiste em uma profissão relacionada com a melhoria das condições de vida do indivíduo e da sociedade como um todo. Em suma, pode ser considerada especialmente uma profissão muito admirada por todos. Contudo, nem tudo são flores, ainda mais quando nos referimos a educação em países com uma estrutura precária e em desenvolvimento.

Portanto, ser professor em um sistema educacional desigual onde a profissão não tem o seu devido valor, significa uma vida de muitos sacrifícios também. Ou seja, no caso da educação primária, ser professor significa ser responsável na hora de educar as gerações do futuro aonde, muitas vezes os professores se tornam a referência acadêmica desses futuros indivíduos.

A importância da comunicação entre o professor e o aluno

Assim sendo, manter uma adequada comunicação entre professores e alunos consiste em uma ação fundamental para contribuir no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Ou seja, a comunicação em aula é fundamental para contribuir no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

professores

Desse modo, a comunicação configura um dos fatores essenciais para reforçar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, também serve para traçar o perfil individual de cada aluno, já que somos, de certa forma, muito diferentes. Em suma, a comunicação entre docente e estudante conecta as pessoas envolvidas no processo educacional.