O sexo forma parte de uma importante etapa da vida de um adulto. Através dele, se descobre a própria sexualidade, se fortalece laços e, em alguns casos, é capaz de gerar vida. Mas e quando alguma patologia se transforma em um empecilho na hora de viver esse tipo de experiência? Você sabe o que é a disfunção erétil?
De acordo com uma revista médica eletrônica a disfunção erétil define-se como a incapacidade de conseguir e até mesmo manter uma ereção. Por isso, nesse artigo vamos discutir sobre o que a impotência sexual, suas causas e possíveis tratamentos. Mas vale recordar que se você sofre de algum dos sintomas mencionados a seguir, recomendamos que busque um profissional da saúde.
Um problema mais comum do que parece
Sofrer com problemas de ereção de vez em quando não é necessariamente um problema. Além do mais, praticamente todos os homens em algum determinado momento de suas vidas sofreram com problemas de impotência sexual. Porém é importante estar atento a mais sinais do nosso corpo quando ocorrerem esses episódios.
Ou seja, se a disfunção erétil se torna um problema recorrente, ela pode ser a principal razão de alguns transtornos mais complexos, tais como: a ansiedade e a depressão. Da mesma forma que os problemas para conseguir ou manter uma ereção podem ser um sinal de uma patologia fisiológica preexistente que necessita de um tratamento.
Os sintomas da disfunção erétil
Os sintomas da disfunção erétil se estendem muito mais além dos problemas com a ereção, sendo esse o principal sintoma. Mas outro sintoma também se dá na hora de manter a ereção por um tempo.
Sendo assim, a diminuição persistente do desejo sexual caracteriza outra sintomatologia do problema relacionado a impotência sexual. Por outro lado, se as ereções também acompanham alguma disfunção ejaculatória, como a ejaculação precoce ou tardia, também fazem parte dos diagnósticos relacionados com os problemas de impotência.
Quais são as principais causas da disfunção erétil?
A excitação sexual, popularmente conhecido como tesão, é um processo complexo que envolve praticamente todo o cérebro. Desde os hormônios secretados na corrente sanguínea, as emoções atribuídas a esse estado, até os músculos e vasos sanguíneos. Desse modo a disfunção erétil pode ser o resultado de um problema com algum desses processos.
Do mesmo modo, além dos processos fisiológicos que envolvem os problemas de impotência, os fatores psicológicos também tem uma grande influência. Dessa maneira, o estresse, a ansiedade e outras questões relacionadas com a saúde mental do indivíduo influenciam diretamente a sexualidade e o desejo sexual do mesmo.
Como prevenir os problemas da disfunção erétil
Como praticamente muitos dos problemas de saúde que desenvolvemos ao longo de nossas vidas, em muitos casos a disfunção erétil também tem solução. Sendo assim, a melhor maneira de prevenir e até mesmo evitar sofrer esse tipo de problema está relacionado com o estilo de vida de cada um.
Portanto, um estilo de vida saudável, com uma prática de esporte regular e uma boa qualidade de sono, têm uma influência direta na saúde sexual de cada um. Em suma, uma boa qualidade de vida é fundamental para evitar esses tipos de problema. Contudo, visite o seu médico se você apresentar qualquer tipo de sintoma descritos nesse artigo.