A música, considerada uma das atividades humanas mais globais já que podemos encontrá-la em praticamente todas as culturas humanas. Desse modo, ao mesmo tempo que ela possui um valor artístico e material, a música também está inserida no contexto político, religioso e social.
Por essa razão, a educação musical deve ser considerada uma parte fundamental no desenvolvimento da educação infantil. Ou seja, ela se trata de um elemento fundamental no desenvolvimento integral e cognitivo dos alunos durante a aprendizagem.
O que é a educação musical?
A educação musical consiste em uma matéria de grande relevância durante a etapa da educação primária. Dessa maneira, o conceito está baseado na ideia de que a criança através da música, desenvolve a autodisciplina e o crescimento pessoal.
Assim sendo, desde o início a educação musical necessita começar desde uma perspectiva objetiva de maneira progressiva. Em outras palavras, tanto para o desenvolvimento psicológico como fisiológico a educação musical deveria começar nos primeiros anos de ensino e de forma gradual.
Como a educação musical influencia na educação de crianças com necessidades especiais?
De acordo com a classificação internacional das deficiências físicas, as necessidades educacionais especiais se dividem em dois grandes grupos. Em primeiro lugar estaria o grupo: capacidades e deficiências. Nele se tem em conta as funções que fazem referência ao estado biomédico do corpo, as atividades referentes as áreas vitais das pessoas. Em suma, nesse grupo se analisa o grau de vinculação que apresenta um indivíduo no seu entorno social.
Em seguida, os fatores contextuais representa o segundo grupo. Nesse caso, é considerado os fatores externos ambientais e pessoais. Desse modo, os benefícios que aportam a educação musical são incontáveis. Embora os mais destacados consistem nos que se referem a comunicação com uma melhoria considerável na expressividade e na compreensão dos sentimentos.
O que pode ser considerado o timbre?
Nesse sentido, no aprendizado da música existem quatro elementos fundamentais no seu aprendizado: ritmo, melodia, harmonia e matizes. Portanto esses elementos musicais são os responsáveis por desenvolver várias habilidades cognitivas e sociais.
Em síntese, a melodia que também é conhecida como o tom ou ideia linear, conforma os eventos sonoros no decorrer do tempo. Normalmente, através da melodia podemos expressar ideias e novos contextos. Logo, o ritmo serve como a maneira de controlar o fluxo de movimento, caracterizando a melodia que poderá ser mais lenta ou dançante. Por último, a harmonia consiste no equilíbrio entre as distintas partes de uma canção: Sendo então a disciplina que estuda a percepção do som de forma vertical, como é o caso dos acordes e a relação que se estabelece entre eles em uma canção.