professor

O que é a gestão emocional dos professores?

A gestão emocional pode ser considerada uma das habilidades mais desvalorizadas, tanto no mundo profissional como no âmbito acadêmico. Também conhecida como uma das vertentes relacionadas a inteligência emocional, saber controlar e distinguir os seus sentimentos será fundamental para se desenvolver corretamente em todos os setores da nossa sociedade.

Por isso que a gestão emocional se torna um requisito fundamental para uma série de profissões, especialmente as relacionadas a educação. Nesse sentido para ser professor é preciso saber distinguir as emoções do trabalho. Em outras palavras, um bom manejo das emoções constitui uma das ferramentas ideais que previnem o estresse e evita que os alunos sejam afetados por isso.

Por que a gestão emocional deveria ser uma disciplina fundamental na formação de um professor?

Talvez não aconteceu com você diretamente, porém todos temos uma ideia de como a falta de gestão emocional pode afetar a vida de um professor. Em outras palavras, professores que carecem de empatia e que pune os seus alunos, em vez de estarem dispostos a ajudar.

gestão emocional

Sendo assim, o trabalho na gestão emocional desses profissionais se torna uma das disciplinas essenciais de suas carreiras. Isto é, esse tipo de comportamento descrito anteriormente representa uma consequência da incapacidade de gestionar as suas próprias emoções. Contudo, essa deficiência tem uma origem estrutural, já que nunca nos ensinaram a gestionar nossas emoções em casa, muito menos em outras instituições como a escola.

O que é a gestão emocional?

As emoções são representações dos estados afetivos que nos encontramos. Ou seja, elas dependem de diversos fatores e podem ser influenciadas por interpretações que desenvolvemos das situações que vivemos. Por outro lado, são elas quem determinam qual tipo de comportamento deveríamos ter para poder satisfazer as demandas de determinadas situações.

Nesse sentido, as emoções possuem uma importante papel na hora de tomar decisões. Ou seja, são elas que nos auxiliam na hora de enfrentar a realidade, seja ela positiva ou negativa. Portanto, possuem uma função adaptativa que nos permite viver em sociedade.

Entretanto, saber entendê-las faz parte de um dos requisitos fundamentais na hora do convívio social, no âmbito laboral e em praticamente todos os setores do dia a dia. Por isso que saber gestionar as emoções deveria ser uma das principais disciplinas nas instituições de ensino.

A gestão emocional desde outra perspectiva

Dependendo da maneira que lemos esse artigo poderíamos entender que a culpa será do profissional. Contudo, a maioria dos professores fazem o melhor que podem e são conscientes disso. Em outras palavras, ser professor no Brasil não é uma tarefa fácil e requer muito amor e talento para poder aguentar as demandas da profissão.

sala de aula

Decerto, em muitos casos, a falta de gestão emocional dos professores está vinculada a ansiedade de ter que vencer desafios constantes. Logo, enfrentam a realidade de alunos com problemas familiares, com pais que não participam ativamente da vida de seus filhos. Como também, aqueles pais extremamente exigentes e que exigem explicações quando a nota de seus filhos não encontra as suas expectativas.

Em suma, a gestão emocional de um grupo tem início com o manejo das próprias emoções. Assim, os professore não se convertem em máquinas quando começam sus aulas, deixando suas emoções de lado. Muito pelo contrário, eles dão aula com as suas próprias ilusões, mas também com suas preocupações.